quinta-feira, 26 de agosto de 2010

26 de Agosto - São Zeferino

Neste dia 26, celebramos a vida de santidade do Papa São Zeferino, que dirigiu a Igreja de Cristo com firmeza e prudência por quase vinte anos. No ano 199, Zeferino que era romano, filho de Abôndio, foi eleito pelo clero e povo para assumir a Cátedra de Pedro. Vivia-se na Igreja, um clima de perseguição religiosa, ser Papa era sinônimo de candidato ao martírio, pois, os treze Papas predecessores de Zeferino, morreram mártires.
Na segunda metade do século II houve tentativas de elaboração filosófica sobre os dados de Revelação. Foram promovidas, sobretudo, pelos gnósticos e descambaram em heresias. Era o esforço de interpretar a fé à luz da filosofia neoplatônica, desvirtuando a força de Revelação e negando a divindade de Cristo.
Contra essas deformações doutrinárias, Papa Zeferino não era teólogo nem escritor, mas o seu bom senso, fortificado pela assistência do Espírito Santo, Reafirmou a doutrina tradicional e alertou os fiéis contra as novidades, evitando, assim, todo extremismo.
São Zeferino morreu martirizado, vitima da perseguição, no ano de 217.
22
São Zeferino, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário está sujeito a moderação, antes de ser publicado. Não digite palavrões nem palavras de baixo calão. Obrigado pela compreenção! José Henrique.