quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Relação do Jovem Com A Igreja

"Como é que vê a relação entre os jovens de hoje e a Igreja? O que é que a Igreja lhes pode oferecer?"
Feita a pergunta ao Bispo D. Javier Echevarría ele deu a seguite resposta:
D. Javier Echevarría
Diria que é uma relação de mútua dependência: os jovens precisam da Igreja, com necessidade vital; e a Igreja precisa dos jovens, porque são uma parte importante do Povo de Deus. Através da Igreja os jovens chegam ao conhecimento de Jesus Cristo: Deus feito homem, a resposta às inquietações mais profundas, a fonte da verdadeira felicidade. Eles e elas dão à Igreja vida nova, quando descobrem com entusiasmo a figura e a mensagem de Cristo, e transmitem o entusiasmo dessa descoberta às novas gerações. Neste sentido, eles são a Igreja, constituem, com os pobres e os doentes, um tesouro especial.

Naturalmente, a relação da Igreja com os jovens também tem obstáculos e dificuldades: por um lado, durante a juventude experimenta-se a esperança e a generosidade, mas também não poucas dificuldades, por outro, os jovens nem sempre entendem adequadamente a verdadeira natureza da Igreja, talvez por causa daquilo a que poderíamos chamar problemas de comunicação, próprios deste tempo, caracterizado por excesso de informação e falta de orientação. Essa circunstância desafia os católicos a atuar com consciência e responsabilidade de filhos de Deus; e a continuar empenhados em transmitir com coerência o essencial da nossa fé.

 Temos de oferecer, aos jovens que procuram o sentido da vida, o testemunho sincero da nossa felicidade e do nosso compromisso, cada um nas suas circunstâncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário está sujeito a moderação, antes de ser publicado. Não digite palavrões nem palavras de baixo calão. Obrigado pela compreenção! José Henrique.